segunda-feira, 4 de abril de 2011

O Pequeno Príncipe!


Foi-se o tempo em que eu pensava que O Pequeno Príncipe era só uma escola de educação infantil perto da minha casa... Quando criança, (digo no sentido de idade) eu só conhecia essa escola com esse nome, mas não imaginava o que tinha por de trás do nome. Nunca havia lido sequer o livro, mas quando aconteceu, não teve como não me apaixonar.... Discordo para quem diz que não é um livro para crianças (ha um certo tempinho, pensei assim) mas depois, eu vi que os valores deste clássico, nada mais é do que um excelente direcionamento para as crianças. Quando me pedem para resumir sobre o livro, eu nada mais digo do que: É simplesmente sobre o amor, o respeito, a compaixão e a confiança! Da forma mais pura... Um pequeno príncipe que só quer um amigo, que ama a sua rosa, que gosta de aprender e explorar. Um principe que é cuidadoso, curioso. O retrato perfeito de uma criança carente e ao mesmo tempo responsável. Indico o livro para quem quer relembrar como é ser criança e para quem nunca quer deixar de ser uma, ou ainda para aqueles que conseguem ver naquele desenho inicial, uma jibóia com um elefante dentro e não simplesmente um chapéu. Para aquelas pessoas que, como eu, nunca gostaram de ter seus sonhos ditos que são impossíveis, por pessoas grandes e chatas demais.... E só pra dar um gostinho de quero mais, deixo-vos com um trecho do capítulo mais lindo (na minha opnião) e que fez minha professora da faculdade chorar junto com o resto da sala enquanto eu lia o capítulo inteiro após uma dinâmica de grupo:

Capítulo XXI
"- A gente só conhece bem as coisas que cativou - disse a raposa. - Os homens não tem mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo já pronto nas lojas. Mas, como não existem lojas de amigos, os homens não tem mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!"
(...)
"E voltou então, à raposa:
- Adeus... - disse ele...
- Adeus - disse a raposa. - Eis o meu segredo. É muito simples: Só se ve bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.
- O essencial é invisível aos olhos - repetiu o principezinho, para não esquecer.
- Foi o tempo que perdertes com a tua rosa que a fez tão importante.
- Foi o tempo que perdi com a minha rosa... - repetiu ele, para não esquecer.
- Os homens esqueceram dessa verdade- disse ainda a raposa. - Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela tua rosa...
- Eu sou responsável pela minha rosa... - Repetiu o principezinho para nçao esquecer."

Obrigada à todas as pessoas que me cativaram e que eu pude cativar! 

2 comentários:

  1. Uma bela descriçao de um belo livro... E eis que o príncipe sempre amará a rosa que cativou!

    ResponderExcluir
  2. E a rosa sempre amará o seu principe, esteja onde ele estiver, pois, independente de qualquer viagem, o principezinho sempre voltará para a rosa, para cuida-la e ama-la, mesmo com toda vaidade... É o mais puro amor *-*

    ResponderExcluir